PEOPLE=SHIT

Este "lema" do Slipknot, este nosso "lema" se assim posso considerar, pode levar a interpretações erradas se visto somente superficialmente. Portanto aqui vão algumas das minhas interpretações acerca desta pequena expressão mas que significa tanto.

People=shit essencialmente por se esquecerem que são humanas, por se esquecerem que são racionais e que com essa faculdade única nos é possível fazer tanto e tão melhor. Não considero as pessoas, o ser humano como merda na sua origem, na sua essência, pois se assim fosse nem conseguiríamos fazer esta auto-critica que People=Shit faz. Assim, resta-me concluir que nós nos tornamos em merda! Não pela nossa natureza, não por algo inerente a nós, mas por preguiça, por afastamento de nós próprios e por ignorância de nos concretizarmos e de evoluirmos. É muito mais fácil agir contra a própria razão e ter a consciência disso e viver sem remorsos ou culpa, do que não agir simplesmente. O ser humano é o seu pior inimigo e nunca esta idéia esteve tão correta. Basta considerarmos o problemas que se colocam hoje sobre a vida neste pequeno planeta para rapidamente concluirmos que somente no homem reside a responsabilidade desses problemas e que podem até ser resolvidos com soluções fáceis, acessíveis ao tão precisos e sub-aproveitado senso comum.

People=shit porque ainda se cultiva o culto do "eu" e o próprio bem estar egoísta se sobrepõe ao bem estar dos seres enquanto dignos de viver, de serem livres e de morrerem.

People=shit porque se desvalorizam e colocam o poder que possuem em entidades transcendentes mas em nada superiores. Existem tantos casos, tantos exemplos de racismo da espécie humana que seria impossível enumerá-las todas. Mas nós todos somos um produto do presente, do corrente estado da humanidade, e a isso não poderemos escapar. Valores como a dignidade, a liberdade e o direito ao bem-estar e que estes possam ser alargados a todos os seres (humanos e não só) é algo demasiado idealista e utópico para sequer se considerar, e People=Shit não por esta condição inacessível da criação de um mundo perfeito, mas porque nos mais simples gestos, nas mais comuns ações continuamos a agir de forma corrupta e anti-humana. Vivemos numa misantropia inconsciente e somente quando nos depararmos com esta realidade e com as repercussões que tem tido é que poderemos iniciar os passos para algo melhor.

Como indivíduos, pertencendo a uma cultura que se desvincula da normalidade estabelecida, os metaleiros, os hippies, os punks, seja o que for, é comum considerarmos que people=shit pois sofremos discriminações e ataques por parte da chamada "massa normal", mas este é um erro em que se não deve cair.

People=Shit não por rejeitar as diferenças mas por negar a necessidade destas existirem, a necessidade do ser humano rico e dotado de valor e imaginação, que precisa de se expressar artisticamente e socio-culturalmente seja de que forma for. Esta falha na percepção de muitas pessoas é um dos principais sinais de como os seres humanos ainda têm muito que evoluir, a nossa humanidade ainda está por concretizar. Como um filósofo disse: "Nós ainda não somos humanos, somos algo entre o macaco e o homem". Desta minha interpretação do lema de slipknot surgem muitas outras concepções sobre o estado da humanidade, mas as que referi acima são sem dúvida as mais relevantes. Por outro lado, colocando-me mais dentro do universo de Knot e mais fora de mim, esta frase tem o intuito de alertar as pessoas, através da dureza e da força que emana, e assim levá-las à reflexão e descobrirem que realmente esta nossa precária vida e existência não estão a ser corretamente aproveitadas e que algo tem necessariamente que mudar porque muito continua errado.

People=Shit mas não eternamente e irremediavelmente. A conscientização da desumanidade do homem é a cura para a doença que nos afeta e nos destrói, talvez não tão lentamente como se julga.


Baixe na Moleza
Cadastre-se ... depois dê sua nota para os sites:
great (ótimo), not bad (nada mal), perfect (perfeito).

0 comentários: